JÁ É ALUNO?
21/06/2024 09:36:00

ARQ & URB e ENGENHARIA CIVIL promovem o 1º Congresso da Construção Civil

Autor: Fator MT

Começou nesta terça-feira (18) o 1º Congresso da Construção Civil, promovido pelos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Engenharia Civil da UNIFASIPE (Centro Universitário Fasipe).

Até 2023, cada curso de graduação promovia seus congressos voltados apenas às suas áreas, mas a partir deste ano Arquitetura e Engenharia se uniram por terem muitas temáticas interligadas entre si.

“A construção civil é hoje um dos carros-chefe da economia de Sinop, e tem absorvido consideravelmente engenheiros, arquitetos, urbanistas, paisagistas e designs. Por onde se anda nesta cidade, se vê uma construção, seja residencial, predial, comercial ou industrial”, aponta a coordenadora de Arquitetura, Jennifer Uveda.

O cerimonial de abertura contou com apresentação artística de dança, logo antes da palestra de Felippe Guimarães, da Haacke Empreendimentos. O arquiteto é gerente de projetos, tem 10 anos de expertise no mercado, com enfoque em edificações horizontais e verticais. Hoje, está por dentro da concepção do World Trade Center, o primeiro do mundo no segmento do agronegócio.

“É muito bacana compartilhar conhecimento com os estudantes, porque vivemos um excelente momento da construção civil, que pede por profissionais qualificados e atualizados”, disse Guimarães.

Nesta quarta (19), o Congresso tem sequência com a palestrante Gabriela di Mateos. Engenheira civil de formação e mestre em Ciências Ambientais, ela atua como corretora de imóveis em Sinop e é influenciadora digital desse segmento.

Na quinta (20), o encerramento do Congresso fica sob o comando de Igor Ribeiro Lima, engenheiro civil associado no escritório de projetos estruturais Precisão. É responsável pela concepção, análise e detalhamentos de edifícios de concreto armado e protendido de médio e grande porte.

Para o coordenador de Engenharia Civil da UNIFASIPE, Pedro Matiazzi, esta é uma oportunidade ímpar para os acadêmicos se aprofundarem em temáticas tão atuais.

“Buscamos trazer assuntos em alta para que os estudantes já se familiarizem com o que o mercado pede. Falar sobre construções de grandes prédios, entender o que o cliente procura e como divulgar faz parte do que o engenheiro e o arquiteto precisam saber para alçar grandes perspectivas na carreira”, destacou o gestor.

O terceiro e último dia do Congresso da Construção Civil terá ainda a premiação dos acadêmicos vencedores, de ambos os cursos, dentre os que participaram da “Charrete” (Arquitetura) e dos colapsos das “Pontes de Palitos” (Engenharia).

“A charrete foi realizada das 23h do dia 7 de junho até às 7h do dia seguinte, onde vários acadêmicos de Arquitetura produziram uma maratona de projetos de um tema que é proposto mediante a atividade, sem usos de aparelhos eletrônicos ou internet, apenas lápis e papéis, inspirados em táticas que Napoleão Bonaparte realizava no século XIX para conseguir soluções urbanísticas urgentes para atender aos problemas gerados pelo rápido desenvolvimento de Paris”, explica o diretor acadêmico da UNIFASIPE, Bruno Rodrigues.

“O colapso das Pontes de Palitos é um evento envolvente e tradicional no curso de Engenharia, no qual os alunos executam protótipos de pontes em miniatura utilizando palitos, com o foco sendo sustentar a maior quantidade de pesos sem colapsar”, completa.

Fale Conosco